O vestibular é uma das provas mais importantes da vida de alguém. Pode parecer complicado, porque afinal são conhecimentos de anos de estudo reunidos em uma única prova. No entanto, não precisa se desesperar.

Com algumas dicas e truques simples, suas horas de estudo podem render muito mais. Respire fundo, mantenha a calma e aprenda abaixo como se organizar para ter os melhores resultados.

Utilize calendários para se organizar

Uma das maiores dificuldades dos estudantes que estão se preparando para o vestibular é a quantidade de matérias. O volume de assuntos é muito grande e pode ser difícil saber por onde começar.

A palavra-chave para fazer seus estudos renderem é a organização. Começando pelo ambiente. Escolha um local para estudar que seja bem iluminado, arejado e onde não haja distrações. Deixe sobre a mesa somente o material que estiver sendo usado no momento.

Para organizar seus estudos, imprima da internet ou faça você mesmo um calendário mensal, com um espaço a cada dia. Uma agenda também pode servir, mas com o calendário será mais fácil visualizar o planejamento. Calcule quantas horas você estuda por semana e divida-as entre as matérias.

Escreva então quais matérias você irá estudar a cada dia. A quantidade de disciplinas irá variar conforme as suas horas de estudo. No entanto, o ideal é não passar mais de duas horas estudando a mesma. Fazendo isso, você cansa e enjoa menos, fica mais focado e os estudos para o vestibular rendem mais.

Priorize as matérias em que tem mais dificuldade

Todo mundo tem matérias em que sente certa facilidade e outras que são mais difíceis de entender. Isso é completamente normal. E é comum também que tenhamos vontade de passar mais tempo estudando aquelas das quais gostamos mais. Porém, o que deve ser feito é exatamente o contrário.

Separe mais horas da sua semana para as matérias que você não entende direito. O ideal é sempre começar o seu dia com elas. Como você ainda estará com a cabeça fresca, será mais fácil entender e memorizar os assuntos. Já as mais fáceis podem ser vistas depois. Lembre-se: a chave do sucesso no vestibular é dominar todas as disciplinas.

Para essas matérias, o ideal é encontrar novas formas de estudar. Procure por vídeo-aulas, animações, aplicativos. Estudar com um colega que domina o assunto também pode ser bom. Um pode ajudar o outro com aquilo em que tem mais facilidade, e os dois saem ganhando.

O descanso também é importante no ano do vestibular

Um dos maiores erros que um vestibulando pode cometer, e que prejudica muito seu desempenho, é não descansar o suficiente. Pode até parecer que, com tantos temas a serem revisados, dormir pareça perda de tempo. Mas não é bem assim.

Uma boa noite de sono é essencial para que o seu cérebro retenha as informações que foram adquiridas no dia. se você dorme mal, esses novos conhecimentos não são registrados como deveriam. Além disso, um organismo bem descansado estará muito mais disposto para a rotina de estudos do dia seguinte.

Outra coisa importante é fazer pequenas pausas ao longo do dia. A cada duas horas, além de trocar de matéria, o ideal é descansar pelo menos quinze minutos. Nesse tempo, coma alguma coisa, dê uma volta, responda suas mensagens.

Lembre-se: para alcançar sucesso no vestibular é preciso organização, foco, dedicação e descanso. Sabendo equilibrar tudo isso e certamente conseguirá conquistar a sua vaga! Aproveite e faça um teste vocacional, pode ser muito útil para você!  

fadep-teste-vocacional-sit