Para muitas pessoas ansiedade e vestibular são expressões que mais parecem sinônimos. Basta a data da prova começar a se aproximar que muitas pessoas simplesmente surtam.

Não conseguem dormir, comer, estudar. Enfim, toda a rotina acaba sendo prejudicada por conta da ansiedade em excesso.

E isso acaba sendo um grande problema. Não só porque isso afeta diretamente a saúde mental dos estudantes, como também o desempenho deles no dia do vestibular.

Mas, se você vai prestar vestibular e não quer que esse fator seja um impeditivo para alcançar o resultado desejado, continue lendo esse post e veja o que pode fazer para diminuir a ansiedade na véspera e também no dia do vestibular.

Mas antes, entenda a importância de você cuidar da sua mente durante a época do vestibular.

A importância de cuidar da saúde mental em momentos como vestibular

O tema ansiedade e vestibular ainda precisa ser mais debatido, pois ele afeta diretamente a saúde mental de estudantes. Muitas pessoas acham que se sentir ansioso não gera qualquer consequência, mas pensar dessa forma é um erro.

Todo o desempenho do estudante é afetado, bem como o seu emocional.

É muito comum ver pessoas que se preparam por meses para prestar vestibular, estudando todos os dias, e chegam no dia da prova com um branco total na cabeça, não sabendo responder quase nada.

Isso geralmente acontece porque o excesso de ansiedade acaba mexendo com o emocional, gerando um grande bloqueio em sua memória.

Por conta disso é indispensável que você cuide da sua saúde mental para ir bem no vestibular. Mais do que isso, para garantir que o seu emocional não seja prejudicado.

Pequenos hábitos para diminuir a ansiedade

Para por fim ao problema ansiedade e vestibular você pode colocar em prática alguns pequenos hábitos. São coisas simples que farão toda a diferença tanto na sua preparação para a prova, como no grande dia. Confira!

  • Não madrugue na véspera da prova

O dia que antecede a prova não deve ser dedicado aos estudos. Você já teve meses para se concentrar nisso.

Essa véspera deve ser focada única e exclusivamente ao descanso. Passe um tempinho em casa aproveitando o conforto da cama, sem ficar surtando pensando no que irá cair no vestibular.

  • Controle sua respiração

Sempre que estiver ficando ansioso, pare alguns segundos para se concentrar no controle da respiração. Pare, respire profundamente pelo nariz, e depois expire pela boca.

O ideal é sempre levar o dobro de tempo soltando a respiração. Ou seja, se você inspirou por cinco segundos, expire por 10.

  • Sempre chegue com antecedência

Geralmente as pessoas que chegam em cima da hora no local da prova, ou até mesmo atrasadas, tendem a ficar mais ansiosas. Por isso, o ideal é sempre chegar com no mínimo 60 minutos de antecedência.

Use esse tempo para localizar a sua sala, ir ao banheiro, encher a garrafinha de água e até mesmo jogar uma água no rosto para se manter tranquilo.

Além disso, também é recomendado que você visite o local antes do dia da prova. Assim, será mais fácil calcular o tempo de deslocamento e evitar qualquer tipo de atraso.

  • Não surte se você não souber a resposta

Um dos maiores erros é encontrar uma pergunta que você não sabe a resposta e ficar parado nela. Se você não souber como responder determinada questão, faça um sinal no caderno de questões e prossiga.

Depois que você tiver respondido aquelas que você sabe, volte e análise com mais calma a pergunta. Na grande maioria das vezes a resposta está no próprio enunciado, ou até mesmo em alguma questão antes ou depois daquela.

  • O vestibular não é fim do mundo

Muitos estudantes surtam com o vestibular por pensarem que se não passarem acabou suas chances. Eles não conseguirão mais nada dali para frente.

Calma, não é bem assim. Entenda que você terá a chance de tentar passar no vestibular novamente no próximo ano.

Além disso, existem várias outras possibilidades de carreira, até empreender é uma alternativa.

Por isso, nada de desanimar ou se desesperar. O segredo para o sucesso é manter o foco e nunca desistir!

A ansiedade e vestibular não precisam andar lado a lado. Colocando essas pequenas dicas em prática, você terá condições de fazer uma boa prova, e o mais importante, sem surtar.

O que você precisa saber antes do primeiro vestibular?