Como todo virada de calendário, muitas são as promessas que fazemos já para a entrada do novo ano. Sejam promessas de cunho familiar, de saúde ou profissionais, uma que nunca falta é a de estudar.

Essa é, sem dúvida, a campeã em recorrência. E, na maioria das vezes, as pessoas não cumprem essa promessa por não saber como organizar seus estudos.

É importantíssimo que se faça um planejamento estratégico com como você irá desenvolver o seu programa de estudo.

Isso gera economia de tempo e, principalmente, maior eficiência no aprendizado, além de demonstrar também, já de cara, um comprometimento maior com o alcance de suas metas.

Como organizar seus estudos!

Para que você saiba como organizar seus estudos é fundamental que você estabeleça um horário para estudar.

E não adianta simplesmente dizer “hoje vou tirar o dia para estudar”, porque isso não vai funcionar.

Estabeleça um horário fixo para estudar todos os dias. Determine os intervalos de lanche e também os de descanso e não se exceda em nenhum deles. Hora de lanchar é hora de lanchar, hora de relaxar é hora de relaxar.

Já foi dito inúmeras vezes, tanto em concursos públicos, como vestibulares, que o segredo para se organizar nos estudos é manter a rotina de estudo, forçando o cérebro a estar sempre ativo.

Como deve ser o local de estudo?

Não há a menor dúvida de que: PAZ + DEDICAÇÃO = APROVAÇÃO! Escolha cuidadosamente o local onde você irá estudar, pois a mínima distração pode interromper sua lógica de raciocínio e comprometer tudo.

Se você mora sozinho, ótimo, seu quarto ou sua sala podem ser uma boa opção (mas atenção, que tal deixar  a TV desligada?). Já para os que residem com família ou em local mais agitado, as bibliotecas geralmente são uma boa opção. Lá, além de um bom material de estudo à disposição, você terá sossego e muita concentração.

Como organizar as matérias?

De início, faça uma análise de todas as matérias que terá de estudar. Separe elas e duas partes: as que você tem mais facilidade em assimilar e em seguida aquelas que te fazem queimar um pouco mais os neurônios.

Trace um calendário semanal de estudo, priorizando aquelas matérias que dão a você mais dificuldade, então comece por elas e não desista enquanto não dominá-las por completo. Somente dessa forma é possível saber como organizar seus estudos do jeito certo.

E lembre-se dos seus professores. Eles estão ali para lhe auxiliar nesse processo. Se a matéria está muito complicada, revise ela junto com colegas, mentores, grupos de estudos. Utilize essas ferramentas para aprender mais e rapidamente.

Chamar o professor 2 ou 3 minutinhos depois da aula para tirar uma dúvida da matéria não atrapalha e será uma forma eficiente de sanar qualquer dúvida.

Como encontrar a melhor forma de estudar?

Não existe uma forma exata para se estudar, já que cada pessoa tem suas limitações e particularidades. O que damos aqui, são algumas sugestões de estratégias que já funcionaram para outras pessoas.

A grande sacada do estudo é a determinação, mesmo que o seu método pareça um pouco bizarro para quem vê de fora.

Encontre o melhor local, o melhor dia, a melhor posição e quem sabe até a melhor companhia para iniciar sua rotina de estudos e dedique-se, sendo certo que a melhor forma de estudo é aquela que mantém você neste caminho constantemente.

Evite os alimentos que deixam você sonolento ou os horários que você sabe que estará cansado. Por exemplo: estudar depois daquela aula matadora de educação física provavelmente vai ser puxado. Que tal trocar os horários e estudar antes do exercício?

Teste seus horários e veja em quais você se adapta melhor. Aproveite o planejamento para colocar tudo o que você faz durante a semana além do estudo. Assim, ficará mais fácil identificar as melhores horas para pegar os cadernos.

Tudo se resume em EQUILÍBRIO.

Sem jamais desmerecer nenhuma de suas necessidades, você será capaz de dosá-las e alcançar êxito naquilo a que se propôs. Lembre-se: PRIORIZAR algo NÃO É ALUCINAR-SE por ele!

Deixar de se alimentar, dormir, praticar atividades físicas ou descansar para estudar não fará de você o melhor aluno do ano. Tudo na dose certa, respeitando os seus limites, ok?

E então gostou do artigo? Agora já sabe como organizar seus estudos? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou desse assunto e se vai seguir estas dicas para se organizar melhor nos estudos e garantir um excelente aprendizado.

Aproveite e baixe nosso e-book com dicas para estudar para o vestibular: Enrole menos, estude mais! 

CTA