Muitas pessoas dividem o seu tempo entre o trabalho e estudo, enfrentando assim uma rotina que pode ser bem cansativa. Para obter um melhor desempenho o ideal é ter hábitos adequados.

Mantenha uma rotina

Para organizar os estudos, é essencial criar uma rotina e cumpri-la corretamente. Estabeleça horários para o trabalho e estudo, anotando em um calendário ou agenda as datas importantes para entregas de atividades, eventos e provas.

Otimize seu tempo

Os estudantes que trabalham têm pouco tempo livre e, por causa disso, é preciso que alguns aspectos da vida pessoal sejam deixados de lado.

Avalie como você usa seu tempo. Organize sua rotina para que você ganhe tempo e não perca ele.

Uma dica para você melhorar o seu desempenho no trabalho e também nos estudos é aprender métodos de leitura dinâmica, por exemplo, e aproveitar o fim de semana para ter um estudo extra.

Também é importante aplicar no trabalho o que você aprende na graduação, ou vice-versa, para assim a sua mente sempre lembrar do conteúdo estudado. Com concentração, é possível aproveitar o que você faz no trabalho e também nos seus estudos.

Use a tecnologia a seu favor

Atualmente existem muitos aplicativos que podem quem estuda e trabalha ao mesmo tempo. Por exemplo, o Timetable é um aplicativo muito popular para Android que ajuda os usuários a gerenciarem a  grade de horários de forma fácil.

Outro aplicativo recomendado é o Studious, que além de organizar os horários das aulas, também ajuda a manejar os conteúdos que devem ser estudados e os prazos de trabalhos e tarefas. A grande vantagem é que essa ferramenta adiciona lembretes nas tarefas, evitando que você perca algum prazo.

Outra dica é gravar as aulas com o seu celular, assim é possível revisar o conteúdo enquanto se transporta entre o local de trabalho, faculdade ou casa.

Tenha um grupo de estudos

Um grupo de estudos com pessoas empenhadas pode fazer toda a diferença no seu desempenho. Procure se aproximar de outros colegas da sala de aula que tenham objetivos parecidos, ou que também trabalham, pois assim vocês poderão compartilhar as dificuldades e se ajudarem.

Por exemplo, se precisar faltar a aula devido ao trabalho, poderá pedir para alguma pessoa te passar o conteúdo depois, ou então ter ajuda com alguma dúvida.

Só quem trabalha e estuda ao mesmo tempo sabe como isso é difícil.  É necessário que o estudante tenha foco e tenha em mente que o esforço será recompensado no futuro. Com as nossas dicas, ficará mais fácil encarar essa dupla jornada!

CTA