A fase do ensino médio é cheia de desafios. Com o fim de uma importante etapa das nossas vidas e o desconhecido pela frente, é comum que tenhamos dúvidas em relação a graduação e como a faculdade irá funcionar.

Isso sem contar com a decisão de escolher um curso, uma faculdade, realizar os vestibulares e lidar com todas as pessoas ao nosso redor nos perguntando sobre esse mesmo futuro que tanto nos assusta.

Mas calma. Toda a expectativa frente ao mundo que está prestes a se abrir é natural.

Sabendo disso, reunimos algumas das principais dúvidas e medos desse período e trouxemos para vocês.

Confira!

Será que tenho mesmo o perfil desta profissão?

Na hora de escolher um curso a melhor dica ainda é: seja honesto com você mesmo. Se você tem pavor de ver animais sofrendo, por exemplo, você vai mesmo cursar Medicina Veterinária?

Não ter uma visão “romântica” das profissões é uma boa na hora de avaliar suas opções (ser veterinário, por exemplo, vai além do seu amor por cachorrinhos).

Siga seus instintos e seu coração, mas lembre-se de que toda profissão terão suas dificuldades.

É uma escolha pra vida toda?

Parece que se errarmos agora, não tem mais jeito de arrumar!

Calma! Nada é tão fixo nos dias de hoje e sempre é possível (note: sempre!) mudar de ideia.

A experiência da faculdade é algo que irá mudar você como pessoa e como profissional, e sentir-se perdido é algo que pode acontecer.

Tome cuidado apenas para não começar vários cursos e não terminar nenhum, ou migrar de faculdade ou curso sem se dar o tempo de experimentar e saber se a mudança é mesmo a melhor opção.

Por enquanto, busque apoio profissional e familiar para avaliar suas melhores opções.

Mas se descobrir que seu curso não tem muito a ver com você lá no meio do caminho da faculdade, tudo bem. Não tenha medo, nem vergonha, de começar um novo curso ou mudar seus planos.

Vou ser rico?

É bem complicado escolher sua profissão exclusivamente pelo salário. Tudo vai depender da sua dedicação, área de trabalho, cidade, oportunidades etc.

Um bom caminho para conseguir retorno financeiro rápido é ingressar no mercado de trabalho o quanto antes, na sua área de atuação.

Estágios, conhecendo empresas, conversando com o pessoal da sua área, mostrando-se como alguém interessado e que, mesmo inexperiente, tem vontade de crescer.

Independente da sua profissão, você terá altos e baixos, prós e contras. É difícil ganhar dinheiro fazendo APENAS o que se ama. Toda profissão tem dois lados e é necessário estar preparado para ambos.

Vou estudar só o que amo?

Talvez essa resposta não seja tão animadora. Você vai estudar uma porção de coisas que não irá gostar.

Cada curso de graduação abrange muitas áreas de conhecimento e, assim como na escola, nem todas serão do seu agrado.

Ainda assim, sua afinidade com o que está sendo visto em sala de aula será diferente do que agora. Todas as matérias têm uma ligação direta com sua profissão e é um conteúdo completamente novo, o que nos anima.

Além disso, diferente também da escola, você estará sempre embarcando em novos conteúdos, professores e áreas de conhecimento. A mudança é mais rápida.

Como saber como vai ser minha vida profissional?

É comum escolhermos nossa graduação imaginando o dia a dia da profissão.

A forma mais simples de você conhecer como é uma profissão é conversando ou visitando profissionais daquela área, no dia a dia. Sem luxo, sem ser uma visita feita para ser “bonitinha”.
Pesquise também sobre a contribuição social da sua profissão, caso você se preocupe com este tópico.

Outros pontos sobre sua vida depois da faculdade para pesquisar é saber se sua profissão condiz com o estilo de vida que você quer ou gosta de ter.

Você já sabe se quer morar no campo ou na cidade, ter flexibilidade de horários, ter ou não seu próprio negócio? Todas essas questões podem ser colocadas no jogo quando for escolher sua profissão.

De qualquer forma, não sinta-se sozinho. Você está longe de ser a única pessoa a ser invadida por todos esses pensamentos.

O importante é que você reflita bem sobre qual carreira tem mais a ver com você e com o que você espera para sua vida.

Boa sorte!

CRONOGRAMA DE ESTUDOS