Nos dias 4 e 11 de novembro, 5.513.662 jovens e adultos de todo o Brasil vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio.

Este é o vigésimo ano consecutivo que a maior avaliação realizada no Brasil será efetivada, colocando na berlinda alunos do Ensino Médio e pessoas que desejam ingressar em uma universidade — pela primeira vez ou para uma outra graduação.

Durante essa trajetória, a prova teve diversas alterações e sua importância foi elevada.

Isso porque diversas universidades brasileiras, públicas e privadas, agora utilizam a nota do ENEM como porta de entrada para novos alunos através da seleção do Sisu e do Prouni.

São milhares de vagas, nos mais diversos cursos Brasil afora, e a prova é realizada em 1.725 municípios simultaneamente.

Se você é um dos participantes, vamos dar algumas dicas valiosas de como se preparar para o ENEM 2018 nesta reta final para a prova.

De olho na redação do ENEM 2018

A temática, claro, é diferente todos os anos, e dos 6.731.203 candidatos  do ano passado, apenas 53 obtiveram nota mil na redação, parte importante da prova, que tem um peso grande para quem deseja uma boa vaga.

Nela, são avaliados desde os conhecimentos gerais, gramática, raciocínio, entre outras questões.

Por isso, é importante praticar a escrita e ler muito sobre tudo, para ter argumentação satisfatória sobre o tema desempenhado.

Revise todas as disciplinas

Nota alta em todas as matérias cobradas e na redação é a chave para garantir uma vaga, mas se você não for muito bom em algum disciplina, não deixe de estudá-la.

Mesmo que seu desempenho seja melhor em outras áreas, é legal garantir ao menos uma nota mínima porque zerar em alguma matéria elimina suas chances de ingressar em qualquer universidade.

Essa revisão, quando feita em casa, pode ser realizada com a resolução de uma prova antiga. Vá anotando todas as suas dúvidas para pesquisá-las depois. Resolva a mesma prova novamente e anote seu progresso.

Evite a ansiedade

Essa dica parece bem óbvia, e ninguém quer ficar ansioso, não é mesmo?

O melhor jeito para evitar a ansiedade é estar bem preparado e seguro de que tem uma noção sobre todo o conteúdo, mas se esse não é o seu caso, aqui vão algumas dicas para controlar a ansiedade.

A primeira dica é ter em mente que, assim como você, outras pessoas também não estão com todo o conteúdo na ponta da língua.

Quando a ansiedade bater no meio dos estudos, faça uma pausa. Tome uma água, pratique alguma atividade física, dê uma olhada nas redes sociais — mas estabeleça um tempo máximo para essa parada.

Se mesmo assim não resolver, converse com alguém sobre esse sentimento. Pode ser seus pais, irmãos ou mesmo amigos que estão passando por esse momento junto com você.

Estar com a mente limpa vai te ajudar a fixar melhor tudo que estiver estudando.

Não encare a prova como uma competição, mas use essa ideia a seu favor enquanto estuda

O ENEM 2018 tem por objetivo avaliar o nível de conhecimento individual, e não se trata de uma competição, com ganhadores e perdedores.

As vezes é difícil entender esse ponto, mas ele pode usar ser usado a seu favor, já que serve de estímulo para muitos.

Faça exercícios e simulados em conjunto com seus amigos e veja quem acerta mais, estabelecendo recompensas.

Quem se sair melhor em determinada disciplina, ensina aos outros — inclusive os macetes.

Vai encarar?

Se você não está preparado para o ENEM 2018, esse é o momento de começar a se preocupar e correr atrás do tempo perdido.

Para ter sucesso, você precisa começar a estudar agora, e encarar essa prova como um dos desafios da sua carreira profissional.

Siga essas e outras dicas que você encontra no nosso blog.

Se você tem outras orientações úteis, conte para a gente e ajude quem também está se preparando para seu primeiro grande passo profissional.