As redações de vestibulares colocam medo em muitos estudantes. Afinal, elas podem determinar o sucesso ou o fracasso em seu ingresso na universidade dos sonhos. E para mostrar o amplo conhecimento cultural, muitos estudantes utilizam filmes.

Isso mesmo! As produções cinematográficas podem dar um grande auxílio na argumentação do texto. Até mesmo porque muitas delas abordam temas do cotidiano que até mesmo podem ser assuntos da redação.

Logo, conhecer alguns filmes com excelente conteúdo pode fazer toda a diferença durante sua avaliação.

E se você deseja conhecer alguns filmes de impacto para usar em suas redações, continue lendo esse post e conheça as melhores referências de filmes para usar no desenvolvimento da sua redação.

Referências para usar em redações

As referências cinematográficas podem ser usadas de diferentes formas. A maioria dos estudantes utilizam essas produções para embasar alguma argumentação.

Mas, também é possível usar os filmes como comparação e até mesmo analogias. Por conta disso, conhecer produções cinematográficas que tratam de assuntos recorrentes em vestibulares é tão importante.

Para lhe ajudar, separamos algumas dicas de referências que você pode usar na sua redação. Confira!!

Filme de Relações Sociais

  • Que horas ela volta? (2015)

Essa é uma produção que aborda as relações segregadoras que ainda existem entre ricos e pobres, patrões e empregados. Ela gira em torno da vida de uma empregada doméstica, que depois de anos longe da filha tem a oportunidade de conviver com ela novamente.

Contudo a relação dentro da casa dos patrões não agrada a filha, o que gera vários conflitos.

  • Elysium (2013)

Apesar de se tratar de uma ficção científica esse é um dos filmes sobre relações sociais que pode te dar um grande auxílio. Ele mostra a luta por sobrevivência de pessoas pobres que ficaram na Terra dizimada, enquanto os ricos foram viver em uma nave totalmente equipada para gerar bem-estar.

Filmes de Minorias

  • Corra! (2017)

O Corra! (2017) é um filme de terror que consegue abordar de forma excelente o racismo ainda presente na sociedade de hoje. Ele gira em torno de um jovem negro que vai conhecer a família de sua namorada e se vê dentro de uma série de segredos obscuros.

  • Oriented (2016)

Essa é uma produção que pode servir de excelente referência para demonstrar a luta por direitos da comunidade LGBT. Ela conta a história de três homens gays que resolvem combater a homofobia criando uma produtora e um videoclipe sobre as dificuldades de ser homossexual.

Filmes de Guerra

  • Dunkirk (2017)

Guerras são frequentemente temas de redações, por toda a questão das motivações que geram esses conflitos. Um dos filmes que você precisa conhecer e passar a usar em suas redações é Dunkirk.

Ele mostra, através de três história o dia em que 300 mil soldados britânicos e franceses foram salvos depois de serem encurralados pelo exército alemão.

  • Beasts of No Nation (2015)

Esse é um dos filmes que aborda conflitos que não ganham tanto os holofotes. Beasts of No Nation conta a história de um jovem garoto que, depois de perder sua família, se vê obrigado a lutar ao lado de rebeldes dentro de uma Guerra Civil sangrenta.

Ao mesmo tempo que a produção aborda a questão do conflito, ela mostra o amadurecimento forçado e traumático de crianças que vivem em meio a esse caos.

Filmes de Tecnologia

  • Ela (2014)

Esse é um dos filmes que você não pode deixar de assistir para conseguir levantar o debate sobre tecnologia e produzir uma excelente redação sobre o assunto. O enredo mostra a história de Theodore, um homem que acaba se apaixonando pelo sistema operacional do seu computador, Samantha.

Filmes Históricos

  • Olga (2004)

Esse é um dos filmes históricos mais aclamados pela crítica. Ele conta a história de alemã Olga Benário, uma comunista judia que acabou sendo deportada para a Alemanha após um plano (onde ela era esposa de Luís Carlos Prestes) acabou fracassando.

Não deixe de ver esse filme para arrasar nas redações!

Muitas vezes, a ajuda para desenvolver uma boa redação pode vir da onde menos se espera. E ver alguns dos filmes listados acima, com certeza vai ajudá-lo a criar uma percepção diferenciada sobre determinados assuntos e, assim, garantir bons resultados em suas redações.

Redação- Enem