Ainda não decidiu para qual curso você pretende prestar vestibular? Tudo bem. Um bom começo é conhecer as áreas de conhecimentos desses cursos. Na maioria das classificações você vai encontrar três áreas básicas: ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.

Fica tranquilo, toda profissão tem um pouco de tudo. Um engenheiro precisa conhecer as ciências humanas para compreender a sociedade que está inserido, por exemplo. Um pedagogo precisa conhecer ciências exatas para medir resultados. Então, nossa primeira dica é: escolher uma área para fugir de outra é um grande erro.

Mas qual área tem mais a minha cara?

Com base na afinidade que você tem com uma ou outra área, você já filtra os cursos e consegue analisar melhor cada opção.

Ciências Exatas

Com seu surgimento na Europa Ocidental no início do século XVII, o pessoal de Exatas estuda expressões quantitativas, predições e métodos rigorosos de hipóteses. Dentro das ciências exatas você vai encontrar matemática, computação, lógica, estatística, física, química e também biologia, psicologia e economia. O cálculo e os números estarão presentes durante toda a sua trajetória, então, se você não é muito ligado à eles, reveja essa opção.

Ciências Humanas

Destinadas ao estudo do homem e sociedade, nas ciências humanas você vai estudar o homem, seu comportamento, sua cultura e sua história. Dentro de Humanas você vai encontrar filosofia, economia, administração, geografia, psicologia, ciências políticas, sociologia e outras áreas. A maior dificuldade dessa área é sua profissão após a faculdade, que requer flexibilidade e compreensão da sociedade.

Ciências Biológicas

Nas ciências biológicas você vai conhecer e estudar os seres vivos. É uma área muito ampla na qual estuda-se a vida nas mais variadas escalas. Você vai encontrar em Biológicas áreas como biologia, ecologia, botânica, genética, fisiologia, microbiologia entre outras. A área de ciências biológicas exige muita personalidade, paciência, sensibilidade e dedicação.

As áreas são bem definidas e, sabendo com qual você mais de identifica, fica mais fácil a procura pela profissão. E aí, qual ciência você pretende estudar?