Por algum motivo você adiou o diploma e agora quer voltar aos estudos? Aqui vão algumas dicas para você que quer voltar para a graduação e não sabe por onde começar essa mudança radical na rotina.

Organização

Saber sua real disponibilidade de tempo é um bom começo. Pesquise cursos, preços, documentos necessários e o mais importante: horários. Nem sempre ter um “tempo livre” é suficiente para encarar uma jornada acadêmica. Planeje como você vai ir e voltar da aula, horários de folgas, pausa para alimentação e veja se a volta aos estudos se encaixa com as outras atividades do seu dia.

Limites

Voltar a estudar é maravilhoso. Você vai aprender mais, se especializar, renovar suas energias, mas não queira abraçar o mundo todo de uma só vez. Fazer uma orientação vocacional, entender suas possibilidades e quais os primeiros passos dessa nova jornada são coisas fundamentais para você não extrapolar.

Aliás, a orientação vocacional pode lhe ajudar muito para conhecer seu potencial, suas ambições e inseguranças.

Pesquisa

Não procure uma faculdade somente pelo preço ou localização. Conheça a fundo as instituições de ensino que você tem em mente. Qualidade, presença de mercado, professores e o que os alunos egressos falam são questões que você pode considerar. Lembre que esse será um investimento a médio e longo prazo, então, toda pesquisa é valida.

Para isso, abuse das redes sociais e da internet. Fale com seus amigos, procure grupos no Facebook, converse com a gestão de cada faculdade. Você também pode pesquisar na página no MEC e encontrar a avaliação de cada instituição de ensino.

Fique atento a datas de vestibular, entrevistas, datas de matrículas e documentos necessários para ingressar na faculdade. Começar as aulas sem embaraço é muito mais tranquilo!

Tenha Calma

Se escolher um curso não é fácil aos 17 anos, agora não é diferente. Sua rotina mudará pelos próximos 4 ou 5 e já avisamos: nem sempre será fácil. Mas tenha calma. Seu círculo de contatos irá se expandir, sua participação no mercado de trabalho irá melhorar. Você será mais produtivo, terá maior conhecimento e estará atualizado com a teoria e a prática da sua profissão.

Depois de seguir todas as nossas dicas, se jogue nessa nova aventura. Desejamos uma boa sorte e uma ótima volta às aulas para você.