A maioria dos estudantes de desenvolvimento de sistemas já ouviu falar da famosa profissão de desenvolvedor mobile. E há um motivo especial para que ela tenha se tornado tão renomada no mercado.

Com o aumento exponencial da popularidade dos dispositivos móveis, tanto os smartphones como os tablets e outros, o desenvolvedor mobile se tornou um profissional incrivelmente valorizado no mercado: afinal, há milhares de consumidores para os seus produtos.

Curioso para saber mais sobre esse segmento?

Continue conosco.

O que é um desenvolvedor mobile?

Um desenvolvedor mobile é aquele profissional que atua no desenvolvimento, gerenciamento e testes de programas criados especificamente para os dispositivos móveis.

Quais áreas ele atua?

O profissional desenvolvedor mobile atua nas áreas de desenvolvimento de aplicativos e de sistemas inteiros e mais complexos. Pode programar de forma nativa ou através de linguagens diversas para os dispositivos mobile.

As plataformas mais utilizadas no mundo hoje são o Android, de propriedade da Google, e o IOS, de propriedade da Apple.

O desenvolvedor mobile irá atuar em todas as etapas do desenvolvimento de um projeto para qualquer tipo de cliente, desde os recursos que o aplicativo irá possuir, quanto o seu desenvolvimento, a inserção da arquitetura específica para cada etapa e a aplicação dos testes para a aprovação.

As informações que este profissional precisa aprender são inúmeras, e entre elas podem ser citadas algumas como:
Precisa possuir experiência com as linguagens para a programação: É necessário conhecer as possibilidades de linguagens que podem ser utilizadas para obter o desempenho necessário ao longo do curso.

Saber sobre aplicativos nativos e aplicativos híbridos: As diferentes formas de desenvolver a programação de acordo com a linguagem, que pode permitir tanto acesso às informações do usuário em seu dispositivo, quanto permitirem mais plataformas para gerenciamento dos projetos de programação de apps.

Saber sobre o armazenamento de dados e informações: Aprender como gerenciar as configurações para o armazenamento de dados e informações que o aplicativo irá gerar quando for instalado nos dispositivos mobile.

Informações sobre os ambientes de desenvolvimento mobile: Ferramentas que permitirão maior produtividade e agilidade na hora de programar os aplicativos.

Saber a respeito da Unified Modeling Language: Ferramenta que permite que o programador desenvolvedor mobile possa trabalhar com elementos, relacionamentos, mecanismos de extensibilidade, diagramas e muito mais.

Experiência de usuário e interface de usuário: Os aplicativos são desenvolvidos sempre para que os usuários possam obter a melhor experiência, portanto, é preciso que o desenvolvedor mobile se atente tanto à qualidade da usabilidade do aplicativo quanto à funcionalidade para melhor experiência.

Profissão em alta no mercado de tecnologia

O desenvolvedor mobile é um dos profissionais que possui maior valorização no mercado nas últimas décadas, tanto devido ao aumento de sua demanda em diversas áreas, quanto pela versatilidade.
É preciso saber que, justamente porque essa profissão está em alta no mercado, é preciso dedicação e foco extremamente direcionados pelos estudantes para que possam se destacar e obter as melhores condições para uma carreira de desenvolvedor mobile de sucesso em qualquer lugar!