Uma coisa é certa: quando chega a hora de estudar, sempre aparecem aqueles vilões que tentam tirar a todo custo a nossa atenção e foco.

Seja um programa de TV, ou o celular que não para de tocar, ou ainda aquele vídeo no Youtube que você estava louco para ver e que ainda não tinha tido a oportunidade.

A procrastinação e a falta de atenção é algo que pode ser mais forte que nossa vontade de estudar.

Bom, são inúmeros vilões que surgem nesse momento e a questão é: como manter a atenção frente a tantos inimigos da concentração e do foco na hora de estudar?

Nesse artigo mostraremos alguns vilões que vem se mostrando verdadeiros inimigos na hora dos estudos e o que você deve fazer para eliminar todos eles da sua rotina.

Confira!

Qual a sua relação com o celular e as redes sociais?

Dois grandes vilões dos estudos hoje em dia são, sem dúvida alguma, o celular e as redes sociais.

A maioria dos jovens está nas redes sociais ou usa seu celular de alguma forma.

É natural e excluir todas as contas nem sempre é a saída que buscamos, não é mesmo?

Porém, o problema começa quando não percebemos a tempo o quanto essa sua relação com o celular e as redes sociais pode atrapalhar o dia a dia, principalmente nos estudos.

Aí, chega o momento em que por mais que se esforce e estude vários dias seguidos, ainda assim não será o suficiente para alcançar o seu objetivo.

Por isso, uma das dicas para afastar esses vilões dos estudos é fazer a si mesmo o seguinte questionamento:

Você está perdendo muito tempo com esses devices? Qual o equilíbrio?

Verifique quanto tempo do seu dia você anda gastando apenas ficando com o seu celular ou nas redes sociais.

Será que está havendo algum equilíbrio entre esse tempo e o que você passa estudando?

Fazer esse questionamento é importante, principalmente porque através dele é que você terá uma noção real do quanto a sua permanência nas redes sociais (sem ser com foco nos estudos) ou no celular está prejudicando o seu aprendizado.

Devo então excluir tudo e focar só nos estudos?

Depende!

Se você é do tipo de pessoa que precisa tomar medidas extremas para de fato conseguir se concentrar nos estudos, experimente ficar um tempinho off, desde redes sociais até aos aplicativos como Telegram e Whatsapp, e procure focar apenas nos estudos.

Comece tentando organizar seu tempo para ficar focado nos estudos com o celular longe, fora do seu campo de visão, sem incômodos.

Sua vida na internet, com famílias e amigos, passeios, redes sociais, esportes: tudo o que é visto como “distração” também é algo positivo.

Desligar dos estudos é também necessário. O que não pode acontece é o celular e a rede social estarem tomando muito mais tempo e importância que o necessário.

Caso queira uma medida mais drástica, experimente desativar as contas por um período.

De qualquer forma, evite excluir ou deixar de ver seus colegas e familiares. Os estudos são muito, muito importante, mas não são para sempre.

Você ainda tem uma vida 🙂

Ansiedade e sono: como o celular pode prejudicar o foco

O celular também pode prejudicar outros aspectos da sua vida, como o sono, e também pode causar certa ansiedade.

Esses dois fatores comprometem, direta ou indiretamente, o seu foco nos estudos.

Por isso, nada de ficar horas no celular quando for para a cama dormir. Procure desligar o aparelho, ou deixá-lo no silencioso, tente se concentrar em ter uma boa noite de descanso.

Quando a ansiedade, é importante esse autoconhecimento.

Você sente-se aflito, agitado, ansioso quando está longe do celular ou quando não checa as redes sociais?

Esse comportamento não é tão natural quanto parece.

Se o equilíbrio entre vida digital e estudos está te causando desconforto e deixando você com mal estar, quem sabe conversar com seus pais, amigos e profissionais pode ser uma boa ideia para reverter essa situação.

Cuidar de você é necessário!

Use as redes ao seu favor

As redes sociais podem sim prejudicar os estudos, mas também podem atuar como uma boa estratégia, desde que você saiba como usá-las a seu favor.

Nas redes sociais, você pode tirar dúvidas, trocar experiências, obter informações que lhe ajudem nos estudos, enfim, muita coisa boa pode vir também desse canal na internet.

Há pouco tempo comentamos aqui no blog como você pode aproveitar o Instagram para estudar e também como a Netflix pode te ajudar a compreender atualidades, história e diversas matérias.

Detox digital: não precisa ser extremo, mas faz bem e acaba com os vilões do estudo!

Pode até parecer um termo meio esquisito, mas acredite, fazer uma Detox Digital de vez em quando pode lhe ajudar.

Essa expressão nada mais é do que o ato de ficar distante por um determinado período de tempo de tudo o que é digital.

Desde celular, até tablete, videogames, ipads, dentre vários outros recursos que quase sempre estão presentes no seu dia a dia e que podem atrapalhar a sua rotina de aprendizado.

Se deseja se livrar desses vilões que atrapalham seus estudos, ter um Detox Digital de alguns dias, fim de semana e aproveitar um pouquinho o mundo offline pode ser bacana para ver como os resultados serão incríveis.

Vestibular: como estudar?